Assegure-se de que seu investimento em um projeto de áudio, vídeo e automação tenha o melhor retorno possível

Texto: Fabio Tucci

Nesta coluna, é comum falarmos sobre o que deve ser feito em um projeto de áudio, vídeo e automação para que o andamento da obra (com suas etapas bem definidas de projeto, instalação e garantias) seja uma realização prazerosa, não um pesadelo para todas as partes envolvidas. Mas raramente conversamos sobre o que deve ser evitado nas etapas dessa empreitada.

Então aproveito para listar alguns itens importantes que devem ser considerados por quem pretende adquirir um sistema do gênero sem “tropeçar” em erros comuns.

  • Não descarte um projeto técnico

O projeto técnico da empresa integradora deve ser obrigatoriamente feito e entregue ao cliente (e seu custo pode ser negociado). Em muitos casos, o cliente evita essa despesa inicial, acreditando que, em um uma rápida conversa entre o projetista e o encarregado da infraestrutura, tudo será esclarecido. Este é o primeiro erro “clássico”, pois o pessoal envolvido na obra pode esquecer detalhes no dia seguinte à conversa, o que conduz a erros e contradições. Além disso, o cliente fica sem o documento oficial (planta técnica) que registra o que foi previamente combinado com a empresa integradora.

  • Não economize no material elétrico e nos cabos

A empresa integradora deve, sempre que possível, especificar o material necessário para a execução da infraestrutura, além de fazer boas escolhas no que se refere aos cabos. E o cliente deve estar sempre atento ao que será colocado em sua residência. Evitar interferências e falhas nos sinais é responsabilidade da empresa contratada. Existem cabos de péssima qualidade no mercado e, nessa questão, o barato não sai caro; sai caríssimo!

  • Não deixe de acompanhar a execução da infraestrutura

Uma das etapas mais importantes! Os erros aqui cometidos se refletirão em dobro na próxima etapa: o cabeamento. E nem sempre a empresa contratada executa a infraestrutura. Alerta: siga à risca o projeto técnico!

  • Não sub-dimensione a rede elétrica

Uma rede elétrica bem dimensionada e que siga as normas técnicas é a base do bom funcionamento de todo e qualquer sistema de home theater e automação. A contratação de um eletricista experiente é essencial. Pesquise preços, mas não queira economizar demais!

  • Não deixe de prever novos usos a curto, médio e longo prazo

Muitos clientes têm o costume de opinar no projeto, ignorando recomendações importantes da empresa integradora. Mas não é possível entender de “tudo”! Com seu know-how e experiência, um bom profissional do ramo está 100% preparado para orientar, sugerir e prever o que o cliente não vê de imediato (até por não considerar que o uso de uma residência se transforma ao longo do tempo). Portanto, uma previsão sobre futuros pontos adicionais é importante na etapa de projeto e da infraestrutura.

  •  Não deixe de investir em bons equipamentos e sistemas

Não existe “almoço grátis”. Ou seja: podem ser encontrados no mercado sistemas de automação de baixo custo, feitos por fabricantes pouco conhecidos que, em um primeiro momento, talvez pareçam soluções ideais para o bolso. Ainda que possam funcionar bem a princípio, tais produtos poderão apresentar “bugs” após algum tempo de uso. E o cliente precisa torcer para que a empresa que os vendeu cumpra com a garantia. Portanto, deve-se optar por marcas mundialmente renomadas e distribuídas por empresas consagradas, que desenvolvem soluções estáveis e devidamente testadas antes de serem comercializadas.

  • Não desvincule a compra dos equipamentos de sua instalação

Para efeito de garantia, a empresa que comercializou os equipamentos deve se tornar responsável por sua instalação. Assim, o cliente se sentirá seguro ao centralizar as responsabilidades em um só lugar.

CONCLUSÃO

Seguindo estas poucas dicas, e com o auxílio de uma consultoria experiente em todas as etapas do processo, você ficará satisfeito com o dinheiro investido em seu sistema. E usufruirá da tecnologia de forma amigável e prazerosa.

Fonte: Revista Áudio & Vídeo Design